SEM meias PALAVRAS - Alea iacta est - Sete de Outubro definirá quem tem garrafa vazia para vender em 2020 na sucessão municipal

Enquanto famílias Braga e Rasi lutam por Macris e Baleia, Rippa tem a dura tarefa de tentar ressuscitar um cadáver político chamado Gilherme Campos

Publicado em 02/09/2018 12:26:09

SEM meias PALAVRAS  - Alea iacta est -  Sete de Outubro definirá quem tem garrafa vazia para vender em 2020 na sucessão municipal
Marco Rogério Duarte é jornalista, historiador, Especialista em Jornalismo Contemporâneo e Conjunturas de Mídia e professor da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e da rede municipal de ensino de Porto Ferreira

 

Marco Rogério Duarte

 

Sorte lançada 1

Alea iacta este - "O dado está lançado", mas traduzido comumente como "A sorte está lançada". Na linguagem popular, é uma expressão utilizada quando os fatores determinantes de um resultado já foram realizados, restando apenas revelá-los ou descobri-los.

Sorte lançada 2

Foi a frase em latim supostamente proferida por Júlio César ao tomar a decisão de cruzar com suas legiões o rio Rubicão, que delimitava a divisa entre a Gália Cisalpina (Gália ao sul dos Alpes, que atualmente corresponde ao território do norte da península Itálica) e o território da Itália.

Versão caipira

Traduzindo para nossa realidade, podemos dizer que  as eleições do dia 7 de outubro vão definir o tabuleiro de xadrez para a disputa municipal, marcada para outubro de 2020. O jogo político conecta as duas realidades.

Cenários 1

Podemos dizer, que, de certa forma, a disputa deste ano representa uma espécie de ENEM ou Vestibular para quem tem pretensões em 2020. A liderança que sair bem deste ano entrará em vantagem na corrida eleitoral local.

Cenários 2

André Braga e Renata Braga estão firmes no apoio ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB); Maurício Rasi e Viviani apostam tudo em Baleia Rossi (PMDB) e o prefeito Rômulo Rippa (PSD) deve ir de Guilherme Campos, do qual é fiel escudeiro.

Cenários 3

Rippa leva uma série desvantagem nesta disputa, uma vez que, enquanto Macris e Baleia disputam a reeleição para a Câmara dos Deputados,

Dificuldades

Campos tenta voltar ao Congresso após amargar uma grande derrota em 2016, quando viu seu prestígio político se dissolver. Para se ter uma ideia, em sua cidade, Campinas, que deve ter mais de 600 mil eleitores, Guilherme Campos teve apenas 5.000 votos.

Resultados 1

Somados os votos dos deputados federais e estaduais poderemos fazer a leitura de quem entra mais forte na disputa de 2020.

Resultados 2

Na disputa para estadual também  pode estar a chave para entendermos 2020. Daniela Braga (PSL) vai concorrer a estadual. Se ela ganhar fortalece o Clã Braga, que pode lançar André ou Renata para 2020.

Resultados 3

Mas também tem um fator novo nisso. Caso Dani não se eleja, mas tenha uma grande votação, ou seja, mais de 15 mil votos, pode ser credenciada como a grande favorita para disputar e vencer a sucessão municipal em 2020.

Acessibilidade 1

Entra na pauta da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 3  de setembro, o projeto de lei nº 32/2018, em regime de urgência, que dispõe sobre os procedimentos para a regularização de imóveis públicos e privados que estejam em desacordo com as normas de acessibilidade.

Acessibilidade 2

De acordo com brilhante artigo escrito pelo presidente da Casa de Leis, Miguel Bragioni (PP_, a matéria trata da obrigatoriedade de adequação às normas de acessibilidade em edificações de uso coletivo privado, público e não coletivo. O artigo está neste site e merece ser lido na íntegra.

Acessibilidade 3

O vereador explica que  Isto quer dizer que microempreendedores, microempresários e empresários, desde proprietários de lojas, prestadores de serviços com edificação de uso coletivo, podendo ser comercial, hoteleira, cultural, esportiva, financeira, turística, recreativa, social, religiosa, educacional, industrial e de saúde, deverão se adequar às normas de acessibilidade em até 4 anos.Por outro lado, o comerciante prestes a inaugurar sua firma terá que se enquadrar nas normas vigentes de acessibilidade, sem o tempo de carência, de 4 anos.

Acessiblidade 4

“Confesso a vocês, cidadãos, uma preocupação com o teor desse projeto de lei, mesmo estando amparado em uma legislação federal”          , diz Bragioni em trecho de seu artigo.  

Medo

“Entendo temeroso o projeto de lei, ainda mais por ser tratado em regime de urgência e em situação financeira complexa dos munícipes. Contudo, não posso me furtar de colocá-lo em votação na próxima segunda-feira, obedecendo ao prazo legal. Será, para muitos comerciantes, o começo do fim!”, diz Bragioni.

Aliado

O detalhe é que embora o artigo pareça ser de autoria de alguém da oposição, foi escrito justamente por um dos maiores apoiadores da candidatura de Rômulo Rippa (PSD). Porém, o alerta de Bragioni e lúcido.

Europa

Em certos momentos parece até que o prefeito Riippa imaginar governar alguma cidade da Bélgica ou da Dinamarca, onde os problemas são ínfimos. Mexer no bolso dos empresários num momento de crise econômica e política como a atual é tentar apagar fogo com óleo diesel!!!

Tratamento de esgoto

Parabéns ao prefeito Rômulo Rippa, ao superintendente da Agência Reguladora, Élcio Arruda e à BRK Ambiental por Porto Ferreira alcançar o tratamento de 75% do esgoto gerado. Tomara, em pouco tempo, chegue a 100%, colaborando assim como Rio Mogi Guaçu, que fez este município nascer.

Desculpas

Aos meus queridos leitores, amigos, inimigos ou neutros, mil desculpas por não ter escrito a coluna no domingo passado. Ocorre que ainda me recupero de uma acidente de motocicleta na Rodovia SP-215 e estava impossibilitado de escrever, já que feri a mão direita.

Agradecimentos

Aproveito a ocasião para agradecer a equipe de resgate da Intervias que me socorreu e também aos policiais militares que atenderam à ocorrência. Graças a Deus foi apenas um grande susto. Espero em mais uma semana estar de volta às aulas. E principalmente aos amigos que rezaram por mim ou enviaram mensagens!!! Deus lhes pague!!!

 

Bem, por hoje é só! Se você gostou desta coluna, por favor, indique aos amigos. Mas caso não tenha gostado, por gentileza, indique aos inimigos!!! Até mais! Um ótimo domingo com frango e macarronada para todos!!! Deus lhes pague...

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 135