Operação Agulha Negra faz treinamento de 3,5 mil militares do Exército em Pirassununga

Eles participam de simulações com helicópteros e diversos equipamentos até quarta (28).

Publicado em 27/11/2018 16:43:03 | Por: G1 São Carlos e Araraquara

Operação Agulha Negra faz treinamento de 3,5 mil militares do Exército em Pirassununga
Exército executa treinamento em Pirassununga — Foto: Nilson Porcel/EPTV
 
 
 
3,5 mil homens do Exército se preparam em treinamento em Pirassununga

3,5 mil homens do Exército se preparam em treinamento em Pirassununga

A operação "Agulhas Negras" treina até quarta-feira (28), em Pirassununga (SP), 3,5 mil militares do Exército de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Goiânia. Eles participam de simulações com helicópteros e diversos equipamentos, que chamam a atenção de moradores da região.

O exercício não acontecia há 10 anos na cidade. A operação serve para treinar missões em veículos aéreos como helicópteros com espaço para até 20 soldados. Na simulação, eles voam de dia e de noite para proteger o posto de comando e a recuperar áreas dominadas por inimigos.

“Simulamos uma grande operação militar. Nós estamos nos preparando a defesa da pátria e apoiando um país amigo, que precisa de uma força militar para expulsar um invasor. Começamos em São João da Boa Vista e vamos até a Barra Bonita e Santa Maria da Serra, cerca de 180 km”, disse o comandante da 2ª divisão do Exército, general André Luís Miranda

Ações

Tudo é pensado para simular uma situação real de emergência. Uma tenda, por exemplo , serve para descontaminar vítimas de ataques ou acidentes químicos.

Logo que a contaminação é detectada por esse aparelho, a vítima é levada pra tenda pra um banho de descontaminação. Só depois disso é que ela poderia ser levada pro hospital.

“Na situação de um ataque terrorista onde aconteça uma explosão de uma bomba suja, numa situação de trabalhadores de empresa que contém produtos químicos”, disse o capitão do batalhão de defesa química, biológica, radiológica e nuclear, Juan Esquetini de Oliveira

As equipes também treinaram pra descontaminar um soldado que ajudou no resgate e até mesmo a viatura.

“A gente começa treinando o soldado recruta, vai formando os grupamentos e termina com uma grande operação em cada região do Brasil”, afirmou Miranda.

 
Operação serve para treinar missões em veículos aéreos  — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Operação serve para treinar missões em veículos aéreos — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 139