A espera terminou! A 21ª edição da Copa do Mundo foi aberta nesta quinta-feira, no estádio Lujniki, em Moscou. Após um rápido show do inglês Robbie Williams e da soprano russa Aida Garifullina, Rússia e Arábia Saudita fizeram o primeiro confronto, com os anfitriões aplicando a maior goleada da história de jogos de abertura da competição.  No treino da Seleção Brasileira, Tite repetiu a escalação, indicando a equipe da estreia. Confira o que de melhor aconteceu no primeiro dia do Mundial.

MASSACRE RUSSO

A Rússia teve uma estreia de gala. Pelo Grupo A, o país-sede fez 5 a 0 na Arábia Saudita, com gols de Cheryshev (2), Gazinskiy, Golovin e Dzyuba, no estádio Lujniki, em Moscou. Eleito melhor em campo, Cheryshev chorou na coletiva e declarou que não esperava 'nem estar entre os 23'. 

TITE ENSAIA O TIME

No treino da Seleção Brasileira, em Sochi, o técnico Tite separou o grupo entre reservas e titulares, definindo que repetirá na estreia contra a Suíça, domingo, a equipe que goleou a Áustria no último amistoso: Alison; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Philippe Coutinho, Paulinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Sergio Ramos
Sérgio Ramos admitiu que sabia do acerto entre Real Madrid e Julen Lopetegui (Foto: AFP)

SALAH EM FOCO

O atacante Salah foi tema principal nas coletivas da véspera do jogo entre Egito e Rússia, que completará a rodada do Grupo A. O técnico da seleção africana, Héctor Cúper, disse que somente um imprevisto irá tirar o jogador da partida. Já o capitão uruguaio Godín irritou-se ao ser perguntado sobre o lance entre Sérgio Ramos e o egípcio na final da Liga dos Campeões.

AINDA LOPETEGUI... 

Espanha e Portugal fazem nesta sexta um dos jogos mais aguardados da primeira fase do Mundial. Na véspera, a demissão repentina do técnico Lopetegui do comando espanhol ainda foi tema. O treinador foi apresentado no Real Madrid e declarou ter agido de forma profissional. O zagueiro Sérgio Ramos confirmou que soube antes do acerto. Já o comandante lusitano Fernando Santos preferiu enaltecer Hierro, que assumiu o rival às pressas, e apostou que não haverá decréscimo no nível de futebol da seleção espanhola. 

GUERRERO NO BANCO? 

Dois dias antes da estreia do Peru na Copa (contra a Dinamarca, no domingo), o técnico Ricardo Gareca surpreendeu ao testar o time sem Guerrero. No jogo-treino contra atletas do sub-20, Farfán jogou mais adiantado e o atacante foi preterido. Experiência apenas? 

SEM MEDO DA ALEMANHA

O zagueiro Salcedo, do México, deu entrevista coletiva na preparação para encarar a Alemanha. Ele surpreendeu ao dizer que o confronto é "ideal" para a equipe para dar "uma passo grande". Ele citou Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar como os único jogadores que podem ganhar jogos "em um lance". 

HOMENAGEM NA INGLATERRA

O treino da Inglaterra teve um minuto de silêncio às vítimas do incêndio que chocou o país ao matar 71 pessoas e completou um ano. Depois, na atividade, Rashford seguiu sem treinar e ainda é preocupação por conta de pancada que sofreu no joelho em treino da terça. O técnico Gareth Southgate não sabe se poderá contar com ele na estreia contra a Tunísia, na próxima segunda. 

CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTA SEXTA (15/6) 

9h - Egito x Uruguai, em Ecaterimburgo - Grupo A - Confira a prévia
12h - Marrocos x Irã, em São Petersburgo - Grupo B  - Confira a prévia
15h - Espanha x Portugal, em Sochi - Grupo B  - Confira a prévia