Seminário sobre educação no campo começa nesta quarta-feira na UFSCar

Evento, que acontece no Campus São Carlos, reúne especialistas brasileiros e do exterior

Publicado em 25/07/2017 22:11:18

Seminário sobre educação no campo começa nesta quarta-feira na UFSCar
O presente e o futuro da educação no campo - DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
O I Seminário Internacional e o IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre a Educação no Campo começam nesta quarta-feira, dia 26 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e seguem até o próximo dia 28. Quase 200 trabalhos foram inscritos para serem apresentados e mais de 400 pessoas se inscreveram para participarem como ouvintes. Especialistas brasileiros e do exterior irão abordar as políticas educacionais para o meio rural.

Só no Brasil, das 100 mil escolas rurais que existiam em 2002, 17 mil foram fechadas. Mais de 1,2 milhão de pessoas ficaram sem escola ou foram obrigadas a estudar nas cidades. "Esperamos contribuir para a compreensão desse cenário e de como as políticas públicas para a educação rural têm se desenvolvido frente à luta de classes, no contexto brasileiro e latino-americano", explica José dos Santos Neto, pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC) da UFSCar.
 
O professor Luiz Bezerra, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, coordenador do GEPEC e do curso de Pedagogia da Terra da Instituição, conta que a luta por uma educação específica para as pessoas que vivem no meio rural é do início do século XX, mas foi a partir da década de 1990 que ganhou força com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
Para abranger a complexidade da temática, os eixos do seminário estão divididos em Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Marxismo, Trabalho e Formação Humana; Formação e Trabalho Docente; Administração e Gestão Escolar; Histórias das Instituições Escolares; Educação Especial; Pedagogia Histórico-crítica; e Organização Sindical. 
 
Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até no dia do evento pelo site www.semgepec.ufscar.br.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 145