Urso-de-óculos morre aos 21 anos no Parque Ecológico de São Carlos

Jabu chegou ao local em 1996 e era um dos animais mais conhecidos. Idade e herança genética agravaram o estado de saúde, diz parque.

Publicado em 24/11/2016 09:17:52 | Por: G1 Sao Carlos e Araraquara

Urso-de-óculos morre aos 21 anos no Parque Ecológico de São Carlos
Urso-de-óculos Jabu vivia no Parque Ecológico de São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

 

O urso-de-óculos Jabu, um dos animais mais conhecidos do Parque Ecológico de São Carlos(SP), morreu na tarde desta quarta-feira (23) aos 21 anos.

O animal chegou ao parque em 1996, vindo do Zoológico de Dortmund na Alemanha. Durante o período, se acasalou com Princesa, gerou 10 filhos, genros, netos e bisnetos.

Urso de óculos Jabu do Parque Ecológico de São Carlos (Foto: Reprodução/ EPTV)
Urso-de-óculos Jabu do Parque Ecológico de
São Carlos (Foto: Reprodução/ EPTV)

Em nota, a equipe do parque lamentou a perda e informou que nos últimos anos os tratadores lutaram para amenizar problemas de saúde do urso, agravados com a idade e com a herança genética.

Espécie ameaçada
Os ursos-de-óculos têm esse nome devido às manchas de coloração branca ou bege em volta dos olhos, que dão a impressão de serem grandes óculos, mas esses animais possuem uma excelente visão.

Os animais podem medir de 1,2 a 1,8 metros quando adultos e o peso varia entre 60 e 62 quilos nas fêmeas. Nos machos, os números ficam entre 140 e 175 quilos. Em média, o período de vida dessa espécie é de 25 anos.

A espécie consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e classificada na categoria vulnerável da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Visitas ao parque
O Parque Ecológico de São Carlos permanece aberto para visitação pública de terça-feira a domingo das 8h00 as 16h30, com entrada gratuita. Informações pelo telefone (16) 3361-4456.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 141