Folia de Reis toma as ruas para celebrar o nascimento de Jesus

Companhias da cidade visitarão cerca de 300 casas até o dia 6 de janeiro. Tradição é passada de geração em geração e atrai pessoas de várias idades.

Publicado em 29/12/2016 07:48:36 | Por: G1 São Carlos e Araraquara

Folia de Reis toma as ruas para celebrar o nascimento de Jesus
olia de Reis relembra o nascimento de Jesus Cristo (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)

 

Grupos devem percorrer 300 casas da cidade até 6 de janeiro (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Grupos devem percorrer 300 casas da cidade
até o dia 6 de janeiro (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)

"Nós traçamos uma caminhada antes de sairmos, então nós já sabemos as casas que vamos visitar, quem vai dar almoço, vai dar lanche, até a chegada, no dia 6 de janeiro", explicou o presidente da Associação Folclórica de Mococa, João Ramalho de Oliveira.

Nas visitas, a folia recria a passagem bíblica em que os três reis magos presenteiam o menino Jesus logo depois de Maria dar à luz. Por isso a cantoria e os versos são em frente a presépios.

Os foliões também abençoam as residências por meio da bandeira que carregam, um símbolo repleto de significado e histórias. Cada fita ou foto representa um pedido ou uma graça alcançada. "É uma bênção divina para a casa, para a família. Eu acho que incentiva a fé, a crescer na fé", comentou a diarista Vanda Ferreira.

 

De geração para geração
Uma das companhias mais antigas da cidade é a de Zé Balbino, com 78 anos de história. O fundador do grupo morreu há duas décadas, mas os filhos dele mantiveram o costume.

"Ele pediu para todos os foliões continuarem a história dele, manterem a tradição", contou o aposentado Sebastião dos Santos Balbino.

E o pedido deu resultado. Prova disso é a participação de Maria Eduarda, de 14 anos. Ela herdou do pai o gosto em participar da folia e toca pandeiro durante o percurso. "É muito bom, muito gratificante estar com a família fazendo uma coisa que eu gosto".

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 141