Programa de perdas da BRK Ambiental garante preservação de 1,7 bilhão de litros de água por ano em Porto Ferreira

Em 2019, a BRK Ambiental vai prosseguir com o trabalho para redução do índice de perdas em Porto Ferreira. Já está prevista a instalação de mais dois macromedidores, nos bairros Jardim Dalva e Vila Salgueiro

Publicado em 20/03/2019 14:47:54

Programa de perdas da BRK Ambiental garante preservação de 1,7 bilhão de litros de água por ano em Porto Ferreira

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Porto Ferreira, já reduziu o índice de perdas de água do município em 22 pontos percentuais desde o início da concessão. Em 2011, quando o serviço foi concedido à BRK, o índice de perdas era 55,6%, número bem diferente dos 33,6% de 2018. Na prática, 1,7 bilhão de litros de água foram preservados por ano, o que equivale à 680 piscinas olímpicas de 2.500 m³ cada. A redução do índice é resultado de um trabalho que a concessionária realiza de forma contínua no município. Entre as principais ações executadas estão a setorização do abastecimento da cidade, a instalação de válvulas reguladoras de pressão, troca de redes antigas por novas e a automatização do controle de pressão das estações de bombeamento de água tratada. 

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Porto Ferreira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. Elas vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua”, explica o Gerente de Operações da unidade, Rogério Lima.

O Município de Porto Ferreira está setorizado em cinco zonas de macromedidores, isso permite um maior controle das medições de cada setor, que também serve para direcionamentos das ações de perdas como por exemplo caça vazamentos.

Além disso, dois macromedidores foram instalados, nos bairros Primavera e Vila Maria. “Com esses equipamentos é possível verificar qual a quantidade de água que é distribuída para os bairros e que quantidade é realmente consumida. A partir disso, é possível identificar se ocorrem perdas durante a distribuição e direcionar os investimentos para reduzir essas perdas.”

Também foi realizada a instalação de uma válvula reguladora de pressão no bairro Paschoal Salzano. O dispositivo é responsável por manter as pressões nas redes em índices adequados e de acordo com o estabelecido no contrato de concessão. Isso é necessário porque, pressões elevadas nas redes de distribuição de água podem provocar vazamentos e rompimentos das tubulações, ocasionando em perdas. “Com válvulas deste tipo, é possível melhorar ainda mais a qualidade do atendimento do fornecimento de água” destaca Lima.

Em 2019, a BRK Ambiental vai prosseguir com o trabalho para redução do índice de perdas em Porto Ferreira. Já está prevista a instalação de mais dois macromedidores, nos bairros Jardim Dalva e Vila Salgueiro e também de quatro válvulas reguladoras de pressão nos bairros Vila Sibila, Independência, Jandira, Sergio Dornelles. “Concluiremos a setorização das zonas de macromedidores do município este ano e seguiremos trabalhando para reduzir o índice de perdas. A  meta contratual é chegarmos a 25% no final da concessão mas estamos atuando para antecipar essa meta.”

A concessionária se mantém a disposição dos clientes nas redes sociais, no site www.brkambiental.com.br/porto-ferreira e também pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

 

 

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 165