SEM meias PALAVRAS- E afinal, quem serão os candidatos a prefeito em 2020????

Nos bastidores, especula-se a participação do Casal 15, do Clã Braga, do prefeito Rippa e outros possíveis concorrentes

Publicado em 28/04/2019 09:50:31

SEM meias PALAVRAS- E afinal, quem serão os candidatos a prefeito em 2020????

Marco Rogério Duarte

 

Nomes 1

A 14 meses do início da campanha eleitoral de 2020, a pergunta que não quer calar é a seguinte: quem serão os candidatos a prefeito de Porto Ferreira? Quais serão os nomes que estarão na  urna eletrônica no pleito do primeiro domingo de outubro do próximo ano?

Nomes 2

O primeiro nome, praticante certo (que Deus lhe dê vida e saúde para tanto) é o atual prefeito Rômulo Rippa (PSD). O cargo de chefe do Poder Executivo lhe dá, ao mesmo tempo, o ônus e o bônus.

Ônus e Bônus 1

O ônus é o desgaste de ser prefeito, principalmente num momento difícil da economia e da política do país. A partir do final da segunda gestão de Maurício Rasi, em meados de 2012 até hoje o Brasil vive em turbulência. A ex-prefeita Renata Braga foi muito prejudicada por este contexto. 

Ônus e Bônus 2

Bem diferente das duas gestões de Lula e da primeira gestão de Dilma, onde a economia mundial bombava e o Brasil surfava na onda. Também faz parte do ônus os erros que toda gestão comete e vários outros problemas políticos, como os dissidentes, que passam a falar mal e a desgastar o governo.

Casal 15

Outros dois fortes concorrentes seriam Maurício Rasi e sua esposa, Viviani. O primeiro, pelo jeito, só deve poder ser candidato em uma próxima encarnação, tamanho o número de processos a que responde, alguns ainda a ser julgados. Viviani também foi condenada por improbidade administrativa, mas, com um excelente advogado pode estar apta a concorrer.

Alternativo

Uma outra saída para o Casal Rasi é buscar um nome alternativo dentro de seu grupo. Nos bastidores fala-se de Lázaro Moretto, do Arroz Broto Legal e também do médico Rodrigo Sandersen.

Clã Braga

Outro grupo que terá candidato no pleito do próximo ano, é o Clã Braga. A família tem três bons nomes  - a ex-prefeita Renata Braga, o ex-prefeito André Braga e Daniela, que debutou na política como candidata a deputada estadual em 2018 e bateu na trave.

André

Hoje o nome mais comentado é o de André, liberado depois de ser cassado em 2004 por uso do símbolo do positivo no governo, que também havia usado na campanha de 2000. que é, de longe, o mais carismático da família. Neste quesito só perde para o Papai Dorival, patriarca da família e lenda viva da política regional.  

Torcida

Alguns adversários, temendo a presença de André na disputa, ainda se agarram à vã possiblidade de ele estar inelegível. Garanto que os que apostarem nisso darão com os burros n’água.

 Quarta via

No meio de todas estas alternativas ainda podemos apostar numa quarta via, que seria um nome novo e fora dos grupos tradicionais. Fala-se de alguns atuais vereadores como nomes que podem disputar a corrida da sucessão municipal.  

Vereadores

No caso dos vereadores Miguel Bragioni (PP) e Élcio Arruda (PMDB), eles tanto podem ser candidatos com apoio do Casal 15 como também podem concorrer em carreira solo. E podem até se unir numa dobradinha. Dois bons nomes, sem dúvidas!

Serjão

Com a força que tem ganho o Democratas, há quem fale no professor Sérgio de Oliveira como candidato a prefeito. Ele tem se destacado  como o único vereador genuinamente de oposição e vem faturando com as falhas do atual governo. Também é um bom nome.

Mourão

O professor Marco Antônio Mourão também aparece entre os nomes que podem disputar o próximo pleito. Homem inteligente e que tem experiência administrativa, Mourão é capaz e criativo e pode surpreender. Resta saber por qual partido concorreria.

Berque

Outro nome também sempre lembrado é o do professor Carlos César Berque, do Partido Verde. Porém, ele é avesso a alianças, o que reduz muito as suas chances, apesar de ser um rapa honesto, inteligente e idealista.

Outsider

Pode surgir algum nome fora destes que citei? É óbvio que sim! Aguardemos os próximos passos destes grupos para podermos analisar mais adiante o tabuleiro de xadrez da política local.

Becão 1

Dias desses estive na Prefeitura Municipal de Descalvado e fui recebido com muito entusiasmo pelo prefeito Becão Rischini, do PR. Becão com humildade, simpatia e muito juízo, vem fazendo um bom governo em Descalvado.

Becão 2

O mais engraçado é que os vereadores eleitos com Becão foram para a oposição e os que foram eleitos pela oposição são os que lhes dão apoio. Coisas da política do interior paulista.

Turismo

Descalvado precisa investir no turismo regional. Precisa buscar recursos para fazer o que fez Santa Rita com as Três Quedas, ou seja, fazer obras que facilitem o acesso  e atraia mais turistas ao Salto do Pântano, a mais bela cachoeira desta região.

Palmeiras

A cidade de Santa Cruz das Palmeiras está em festa. De 1 a 5 de maio a cidade apresentará grandes atrações para o povo. Nesta quinta-feira, dia 2 de maio, a fantástica banda de rock Biquini Cavadão apresenta seus grandes sucessos.  Os shows serão no centro de lazer do trabalhador (antiga estação ferroviária).

Sertanejos

No dia 5 de maio, domingo, duas ótimas atrações:  Guilherme & Santiago e  Edson & Hudson, na festa da Rádio Sertaneja 102,5 FM. Ao povo de Santa Cruz das Palmeiras nosso forte abraço e votos de progresso, paz e saúde!!!

Tribalistas

Que me perdôem os meus leitores que curtem Pablo Vittar, Anita e os MCs da vida! Na minha opinião (é minha por direito e ninguém precisa concordar), tudo isso é LIXO!  Música de verdade é esta dos Tribalistas (Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown), três gênios que fazem uma letra forte, rica e atual, que também é uma DENÚNCIA MUNDIAL e que colocou todo mundo do Loollapalooza para dançar e cantar...COM VOCÊS, “DIÁSPORA”...

Bem, pessoal, por hoje é só! Agradeço a cada um dos meus leitores, os que me amam, os que me odeiam e os indiferentes!!! Sem vocês esta coluna não existiria!!! Abraços a todos!

Se você gostou da coluna, favor indicar aos amigos. Caso contrário, indique aos piores inimigos!!! Bora fazer a macarronada de domingo...

Diáspora

Tribalistas

 

Acalmou a tormenta

Pereceram

O que a estes mares ontem se arriscaram

E vivem os que por um amor tremeram

E dos céus os destinos esperaram

Atravessamos o mar Egeu

Um barco cheio de Fariseus

Com os Cubanos

Sírios, ciganos

Como Romanos sem Coliseu

Atravessamos pro outro lado

No rio vermelho do mar sagrado

Os center shoppings superlotados

De retirantes refugiados

You

Where are you?

Where are you?

Where are you?

Onde está

Meu irmão sem irmã

O meu filho sem pai

Minha mãe sem avó

Dando a mão pra ninguém

Sem lugar pra ficar

Os meninos sem paz

Onde estás meu Senhor

Onde estás?

Onde estás?

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?

Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes

Embuçado nos céus?

Há dois mil anos te mandei meu grito

Que embalde…

Vídeo

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 165