SEM meias PALAVRAS – Corrida eleitoral deverá contar com três concorrentes protagonistas, mas surpresas podem aparecer pelo caminho

Grupos se preparam para a disputa que ocorrerá nos próximos anos e promete ser bastante acirrada

Publicado em 04/08/2019 17:19:09

SEM meias PALAVRAS – Corrida eleitoral deverá contar com três concorrentes protagonistas, mas surpresas podem aparecer pelo caminho

MARCO ROGÉRIO DUARTE

Três grupos

Pelo jeitão da cosia, três grupos políticos devem lançar candidatos na corrida eleitoral do próximo ano. Três grupos fortes e equivalentes, cada um com sues prós e contras. E cada um com seus seguidores.

Grupo Rippa 1

O primeiro grupo é o do atual governo. O prefeito Rômulo Rippa, cuja imagem foi, inquestionavelmente arranhada durante estes três anos e meio, busca, no pacote de obras que vai realizar a partir do empréstimo de R$ 26 milhões junto à CAIXA,  turbinar sua campanha com um rol de realizações.

Grupo Rippa 2

Resta saber se esta busca pelo tempo perdido terá os resultados esperados. Afinal, todos nós sabemos como são lentas as licitações e os processos de construção de obras. Mas esta é a grande aposta de Rippa, sem dúvida alguma.

Grupo Rippa 3

Com ou sem as obras, Rippa tem a máquina administrativa na mão e a força do poder, que não é nada desprezível. Porém, se tem o bônus de estar no poder, também tem o ônus de estar no poder.

Grupo Braga 1

Queiram ou não seus adversários, o Grupo Braga também é muito forte. Afinal, há 56 anos, desde 1973, o Clã tem alguém no poder em Porto Ferreira. Dorival o patriarca só não virou santo ainda porque está vivo. Mas é uma lenda viva da politica. Conhece muito...

Grupo Braga 2

Ao que tudo indica o candidato deverá ser mesmo o ex-prefeito André Braga, que ficou no poder entre 1997 e 2008. A ex-prefeita Renata teria condições de entrar na briga também, assim como a bolsonarista Daniela. Mas, ao que tudo indica, elas devem passar o bastão para o “mano”.  

Grupo Braga 3

O moço é muito simpático e o mais carismático da família. Porém, como está fora do poder há um bom tempo, não conta mais com velhos apoiadores, fundamentais em outros momentos.

Grupo Rasi 1

O grupo do chamado Casal 15, ligado ao MDB e formado pelo casal Maurício Rasi e Viviani Rasi, vive um dilema. Ou participa das eleições ou desaparece de vez como força política.

Grupo Rasi 2

Como tanto Maurício como Viviani têm problemas com a Justiça, a tendência é que eles lancem outro candidato, que poderia ser Kiko Ribeiro, Lázaro Moretto ou mesmo o médico Rodrigo Sandersen.

Grupo Rasi 3

A verdade é que Viviani, se puder concorrer, tem uma eleição certa para vereadora e poderá concorrer em 2024. A outra opção é apoiar a reeleição de Rippa. Mas, neste caso, o Casal 15 deixaria de estar no papel de protagonista e passaria a ser apenas coadjuvante, pois seus seguidores os abandonariam.

Berque

Resta saber se o professor Carlos Berque, chamado por alguns amigos de “Berque Bicicleta” concorrerá a este pleito ou apoiará Rippa.

Mourão

Outro que poderá aparecer como candidato é o professor Marco Antônio Mourão. Só não se sabe ainda por qual partido e com qual grupo. 

Podemos 1

Um dos partidos que está ligado ao pré-candidato André Braga é o Podemos, liderado atualmente pela advogada e líder evangélica Solange Azevedo.

Podemos 2

Na liderança do Podemos desponta a jovem líder política Solange Azevedo. Arrependida de ter ajudado a eleger o ingrato Renato Rosa pelo PRP, a moça deixou esta decepção no passado e decidiu tocar a bola para a frente.

Podemos 3

O partido, sob a liderança de Solange Azevedo, vem filiando muita gente ligada à cultura e também aos esportes, o que deve fortalecer e muito a sigla na sua chapa de candidatos a vereador.

Podemos 4

Temos informações de que o Podemos também receberá o ingresso de um vereador até a janela que permite esta mudança, no próximo ano. É esperar e ver...

Concorrência desleal 1

Existem vereadores da base que estão descontentes com alguns colegas que são funcionários municipais. Estes últimos estariam usando e abusando do uso da máquina pública, principalmente na saúde, para facilitar a reeleição.

Concorrência desleal 2

Resta saber se o Ministério Público vai investigar estas situações ou ficará dormindo eternamente em berço esplêndido.

Muito bem, por hoje é só! Se você gostou da coluna, indique aos amigos. Mas se não gostou, não tem problema! Indique aos inimigos...

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 163