Empresário Lázaro Moreto se destaca como CEO da Broto Legal

O empreendedor recebeu a Medalha de Mérito 29 de Julho, como homenagem pelo seu trabalho

Publicado em 31/07/2018 21:29:15

Empresário Lázaro Moreto se destaca como CEO da Broto Legal
Moreto se destaca na produção de cereais DIVULGAÇÃO

Marco Rogério  

O empresário Lázaro Aparecido Moreto recebeu, na noite da última segunda-feira, 30 de julho, a Medalha  de Mérito "29 de Julho", juntamente com um diploma, concedido pelo Poder Legislativo pelos  relevantes serviços prestados ao Município.  A honraria foi concedida pela Câmara Municial, presidida pelo vereador Miguel Bragioni (PP).

Nascido em Porto Ferreira, SP, aos 03.10.1960, Lázaro Aparecido Moreto  é filho de Décio Moretto e Irene Vieira Moretto. Casado com Marcia Falco Moreto, é pai de Tiago Falco Moreto, Leandro Moreto e Fernanda Falco Moreto, também sendo avô de Clara Teixeira Moreto e Eduardo Brancalhoni Moreto e Helena Brancalhoni Moreto. 

Administrador de Empresas e Psicólogo, atualmente é CEO da empresa Broto Legal Alimentos S.A., estabelecida em Campinas e Porto Ferreira, com forte atuação na distribuição de gêneros alimentícios com  predominância para arroz e feijão.

O histórico de sua família com a cidade de Porto Ferreira nasce em 1955, quando seu pai e seus tios iniciaram atividades comerciais através de uma linha de leite ligando as cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Porto Ferreira e, a partir de 1960, quando já tinham transferido residência definitiva para Porto Ferreira e se estabelecem como comerciantes atacadistas de um armazém denominado "Irmãos Moreto & Cia. Ltda." que, à época, era também popularmente conhecido por "Armazém de Secos e Molhados".

A partir de 1975 inicia sua carreira profissional com vínculo empregatício, até que em 1983, une-se a seu pai no desenvolvimento de atividades empresariais através da "Arrozeira Santa Amélia Ltda." e da "Cerâmica Artística Paraiso Ltda.", cabendo ressalvar o sucesso alcançado com o arroz de marca Serrazul, até os dias de hoje sendo comercializado.

Em meados da década de 1990, uma forte e crescente crise financeira abalou a economia nacional que, apesar dos sucessivos planos econômicos implantados não alcançaram o sucesso objetivado, levando milhares de empesas a uma situação de penúria, das quais, razoável quantidade delas faliram. A empacotadora do arroz Serrazul não passou incólume diante de tão grave situação sendo obrigada, em meados de 1999, a ingressar com recuperação judicial a fim de evitar a falência de suas atividades.

Face do abrangente e profundo conhecimento adquirido no segmento arrozeiro em todas suas fases, desde o plantio até a comercialização ao estabelecimento varejista, foi procurado por empresários de Campinas que trabalhavam exclusivamente no segmento de feijão para, juntos, iniciarem uma empresa com produtos que fazem o casamento perfeito na mesa dos brasileiros: o arroz com feijão. Nascia em junho/2000 a empresa "Alimentos Porto Azul Ltda." cuja denominação social veio a ser alterada para "Broto LegalAlimentos S.A.".

Enquanto a prosperidade da nova empresa exigia o total reinvestimento dos resultados positivos alcançados e cuja marca Broto Legal viera a se tornar sinônimo de qualidade e excelência, paralelamente, a empacotadora do arroz Serrazul estava a exigir a liquidação do endividamento que dera origem à sua recuperação judicial, não restando alternativa para Lázaro, senão a venda para os demais sócios da quase totalidade de sua participação societária e permanecendo como diretor geral contratado para a unidade de Porto Ferreira.

Em 2017 a totalidade do controle acionário da Broto LegalAlimentos S.A. foi adquirida pela empresa Cinel Alimentos Ltda., capitaneada pelo Dr. Washington Umberto Cinel, empresário e grande produtor de arroz no Rio Grande do Sul e Paraguai, proprietário de duas plantas fabris em Uruguaiana que, além de conceder participação acionária elege o acionista Lázaro Aparecido Moreto como responsável pela gestão operacional de todo seu grupo empresarial.

Desde 1960 quando seus pais e tios fixaram residência e se estabeleceram como comerciantes na cidade de Porto Ferreira, toda sua família e familiares tem se empenhado e assim prosseguirão, continuamente, contribuindo para o desenvolvimento econômico dessa cidade que os acolheu de braços abertos e é, por todos eles, muito querida e amada.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 135