Polícia pede prisão de 3 envolvidos na morte de PM e extorsão de padre

Religioso sofria extorsão há 1 mês, mas motivo não foi divulgado. Sargento e mais 3 policiais foram até casa dele para tentar flagrante na noite de segunda-feira (19).

Publicado em 22/02/2018 08:41:55 | Por: G1 São Carlos e Araraquara

Polícia pede prisão de 3 envolvidos na morte de PM e extorsão de padre
Edson Ricardo da Silva, Luiz Antônio Carlos Venção e Diego Afonso Siqueira Santos são suspeitos de envolvimento na morte de PM em Matão (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

A Polícia Civil identificou e pediu a prisão temporária de três suspeitos de envolvimento na morte do sargento da Força Tática da Polícia Militar de Araraquara (SP) Paulo Sérgio de Arruda. Ele foi assassinado na noite de segunda-feira (19), em Matão (SP), depois de ir até a casa de um padre tentar um flagrante de extorsão. Arruda estava com outros 3 policiais que não se feriram.

Segundo a Polícia Civil, Edson Ricardo da Silva, de 32 anos, conhecido como Banana, é o suspeito de ter atirado no sargento. Ele estava com Luiz Antônio Carlos Venção, de 28 anos, e Diego Afonso Siqueira Santos, de 22. Os três conseguiram fugir e ainda estão foragidos.

De acordo com o delegado Marlos Marcuzzo, o padre da Paróquia Santo Expedito, Edson Maurício, era extorquido por criminosos há cerca de um mês, mas ele não deu detalhes da motivação. O G1 também questionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a publicação. O padre também foi procurado, mas não foi encontrado para comentar o assunto.

Quem tiver alguma informação sobre os suspeitos pode entrar em contato com a delegacia de Matão pelo telefone (16) 3382-1813.

 
Casa do padre onde sargento da PM foi assassinado em Matão (Foto: Reprodução/ EPTV)

Casa do padre onde sargento da PM foi assassinado em Matão (Foto: Reprodução/ EPTV)

Extorsão

Segundo a polícia, o criminosos pediam dinheiro ao padre, mas o valor não foi revelado. Com medo, ele foi para a casa de um amigo em Araraquara, onde também recebeu ligações dos suspeitos.

O padre então ligou para um amigo, que entrou em contato com o sargento da Força Tática Paulo Sérgio de Arruda. Mesmo de folga, ele e outros três policiais foram com padre até a casa dele em Matão, no bairro Residencial Olivio Benassi, para tentar flagrar a extorsão. 

 
 
Corpo de sargento da PM assassinado em casa de padre é enterrado em Araraquara, SP

Corpo de sargento da PM assassinado em casa de padre é enterrado em Araraquara, SP

Os criminosos ligaram novamente e marcaram de ir até a residência para pegar o dinheiro. Quando chegaram, notaram a movimentação de carros e já entraram armados. Houve troca de tiros e Arruda foi atingido duas vezes no peito.

O sargento chegou a ser socorrido pelos outros policiais, mas não resistiu aos ferimentos. Os suspeitos fugiram em seguida. O padre não se feriu.

 
Polícia Civil de Matão apura o caso  (Foto: Reprodução/ EPTV)

Polícia Civil de Matão apura o caso (Foto: Reprodução/ EPTV)

Diocese se pronuncia

A Dioecese de São Carlos informou ao G1 que está em contato com o vigário episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus e aguarda a investigação policial. Além disso, iniciou os procedimentos cabíveis no âmbito eclesial.

A diocese também lamentou a morte do sargento da PM e manifestou condolências aos familiares e amigos.

Trajetória

Paulo Sérgio de Arruda, conhecido como ‘Sargento Arruda’, nasceu em Araraquara e ingressou na PM em 1996, realizando um sonho de criança e seguindo os passos do pai, policial militar aposentado.

 
Sargento da PM Paulo Sérgio de Arruda foi morto em Matão  (Foto: Reprodução/ EPTV)

Sargento da PM Paulo Sérgio de Arruda foi morto em Matão (Foto: Reprodução/ EPTV)

Destaque na Companhia da Força Tática desde 2013, Arruda acumulou premiações e medalhas de láurea do mérito pessoal em sua carreira.

Em novembro de 2017, foi homenageado pela Câmara Municipal de Araraquara com o título de honra ao mérito.

Arruda foi enterrado na tarde desta terça-feira (20) no Cemitério São Bento. A família dele não quis falar sobre o assunto.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 132