São Carlos vai receber recursos do FEHIDRO

O secretário de Esporte e Cultura, Edson Ferraz, também participou da solenidade, ocasião na qual representou o prefeito Airton Garcia.

Publicado em 23/09/2019 19:28:57

São Carlos vai receber recursos do FEHIDRO
O secretário Edson Ferraz e autoridades durante a solenidade - DIVULGAÇÃO

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, conquistou recursos da ordem de R$ 266 mil junto ao Governo do Estado para investimento em educação ambiental.

O convênio foi assinado nesta segunda-feira (23/9), na capital paulista em solenidade que contou com a presença do governador João Doria que assinou outros 94 contratos com 73 municípios para execução de projetos de segurança hídrica, proteção, conservação e recuperação da qualidade das águas. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e os repasses ocorrem por meio das secretarias estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Na ocasião, também foi criado o Comitê de Apoio à Gestão Ambiental do Estado de São Paulo, que tem como objetivo designar uma assessoria consultiva para definir estratégias na condução da agenda ambiental do Estado de São Paulo.

“A questão ambiental é de grande importância para o nosso Governo. Temos metas ambiciosas e a assinatura desses contratos com os municípios é parte importante do processo para atingirmos essas metas. Também estamos muito felizes com o Comitê de Meio Ambiente, que acabamos de criar. Além de excelentes profissionais do Estado, altamente gabaritados, temos representantes da sociedade civil, especialistas, pessoas do setor que entendem muito, e para presidir, o professor José Goldemberg. O Comitê é importante porque vai orientar todas as ações do Governo na área ambiental, nos ajudar com uma visão crítica para que os projetos sejam os mais adequados e modernos para o setor”, disse Doria.

O Governo de SP liberou R$ 38 milhões para fomentar projetos de 73 municípios do Estado. Os 94 empreendimentos foram aprovados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e abrangem serviços de afastamento e tratamento de esgoto, drenagem, monitoramento hidrológico, restauração florestal, educação ambiental, entre outros.

De acordo com Fernando Carvalho, presidente da FESC, o projeto foi elaborado em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação para a criação de um Centro de Formação Ambiental. “Encaminhamos o projeto pela Fundação, ele foi aprovado e hoje assinamos o convênio para receber os recursos. Vamos adquirir mobiliário, equipamentos de informática, montar um espaço de educação ambiental na FESC com biblioteca, videoteca e materiais de educação ambiental. A nossa ideia é realizar exposições de educação temática, palestras, e outras ações a serem desenvolvidas em duas escolas da rede municipal”, explicou Carvalho.

Para Nino Mengatti o Centro de Formação Ambiental vai contribuir para a disseminação de informações, além de promover atividades de educação ambiental, mobilizando, capacitando e despertando o exercício da cidadania socioambiental. “A nossa ideia é criar um espaço de excelência para o debate sobre educação ambiental com a participação de alunos e educadores da rede municipal de ensino. Já temos escolas sustentáveis, um exemplo, é o CEMEI do Embaré”.

“Esse é o segundo projeto que São Carlos assina com o FEHIDRO. Ano passado por meio da pasta do Meio Ambiente também fomos contemplados e estamos desenvolvendo um trabalho para tornar nossas escolas sustentáveis. Dessa vez foi pela FESC, mas o objetivo é o mesmo, ou seja, investir em educação ambiental”, afirmou José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os recursos do FEHIDRO são oriundos da compensação financeira recebida pelo Estado de São Paulo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e das outorgas pelo uso da água. Confira os municípios contemplados: Promissão, Registro, Brotas, São Carlos, Itu, Sorocaba, Penápolis, Araraquara, Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo, Pariquera-Açu, Dracena, Ribeirão Preto, Votorantim, Capão Bonito, Jaú, Santos, Salto de Pirapora, Taquaritinga, São Roque, Tupã, Caraguatatuba, Paraguaçu Paulista, Araçatuba, Aramina, Assis, Bariri, Borebi, Cananeia, Capela do Alto, Cristais Paulista, Divinolândia, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibitinga, Icém, Igaraçu do Tietê, Ipaussu, Itapura, Itirapina, Juquiá, Macatuba, Magda, Mairinque, Mongaguá, Monte Alto, Nova Aliança, Nova Europa, Nova Luzitânia, Panorama, Pereiras, Porto Feliz, Porto Ferreira, Potirendaba, Quintana, Rafard, Ribeira, Sales, Santo Antônio do Aracanguá, Taquarituba, Tatuí, Taubaté, Turiúba, Viradouro, Itapira, Jacareí, Guaraçaí, Barra Bonita, Barretos, Cerquilho, Lençóis Paulista, Pompeia e Ibiúna.

O secretário de Esporte e Cultura, Edson Ferraz, também participou da solenidade, ocasião na qual representou o prefeito Airton Garcia.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 170