ParqTec completa 36 anos gerando mais de 150 empresas

A primeira incubadora de empresas tecnológicas somou o conhecimento gerado nas universidades e centro de pesquisas ao espírito empreendedor dos empresários

Publicado em 22/12/2020 19:32:13

ParqTec completa 36 anos gerando mais de 150 empresas
O professor Sylvio Goulart Rosa Jr., presidente do ParqTec: “O conhecimento gerado pode ser aplicado, gerar mecanismos de transferência de tecnologia e geração de riqueza” Foto: Marco Rogério

Marco Rogério

Na última quinta-feira, 17 de dezembro, a Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec), completou 36 anos de sua fundação e, ao longo do tempo, desenvolveu ações pioneiras visando fortalecer cada vez mais o setor de tecnologia na cidade e na região.

O ParqTec surgiu por meio de uma política pública. “O ParqTec é uma entidade pioneira que surgiu da primeira política pública para institucionalizar a transferência de tecnologia da academia para o setor produtivo, e hoje completa 30 anos”, observou o presidente da fundação, professor Sylvio Goulart Rosa Júnior.

A fundação gerou, ao longo desta mais de três décadas e meia, mais de 150 empresas que se formaram na incubadora de empresas da instituição. Com a redução de custos somada ao know how da instituição, segundo Rosa Júnior, sonhos foram transformados em empresas inovadoras , geradoras e multiplicadoras de riqueza.

“É a história da persistência, apostar nas pessoas e na capacitação que São Carlos tem para transferir para a sociedade. O conhecimento gerado pode ser aplicado, gerar mecanismos de transferência de tecnologia e geração de riqueza. Este modelo é possível e indispensável. Para falarmos de um exemplo do momento, esta vacina inovadora da Pfeizer teve seu princípio ativo gerado por uma startup alemã.  A pfeizer é a multiplicadora, com toda a estrutura que tem, mas a tecnologia foi gerada por uma empesa pequena. São Carlos é justamente este modelo para o Brasil”, ressalta ele.

 

HISTÓRIA - Criado em 1984, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o ParqTec tem como missão promover o desenvolvimento regional otimizando o custo da transação inovação tecnológica/mercado e valorizar o empreendedorismo. “Instalado na Capital da Tecnologia, o ParqTec tem contribuído de maneira significativa na construção de uma vibrante região de inovação constituída por universidades públicas e privadas, centros de pesquisas, órgãos de governo e por um conjunto de mais de 250 empresas de bases tecnológicas (EBT's) atuando nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), novos materiais, instrumentação eletrônica, automação & robótica, química fina e óptica”, explicou o professor.

De acordo com o presidente, o ParqTec.Parks é o programa pioneiro no país que reúne toda experiência e competência, acumuladas desde 1987, para executar estudos de viabilidade técnica e econômica, sensibilização e articulação institucional, desenvolvimento de conceito, elaboração e desenvolvimento de plano diretor, obtenções de licenças e autorizações, elaboração de projetos técnicos e financeiros, captação de recursos/atração de investidores, incorporação e construção de instalações, administração e operação de parques, recrutamento e seleção de residentes e desenvolvimento de serviços inovadores para residentes.

 

 

SCIENCE PARK

O São Carlos Science Park, conhecido como Parque Tecnológico de São Carlos, é o projeto no qual as competências são desenvolvidas e testadas, sendo verificadas pelo seu credenciamento definitivo no SPTec.

O Parque Tecnológico de São Carlos está dentro do programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e está instalado em um prédio de 1.800 metros quadrados, o objetivo é criar um ambiente altamente qualificado que terá impacto econômico e social diretamente na cidade.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 186