No Dia Mundial da Limpeza, voluntários recolhem todo tipo de resíduos das ruas de São Carlos

A maior ação aconteceu no bairro Cidade Aracy e contou com a participação de várias secretarias, Grupo Escoteiro de São Carlos 251-SP e as empresas terceirizadas da área de limpeza e zeladoria.

Publicado em 23/09/2019 19:25:11

No Dia Mundial da Limpeza, voluntários recolhem todo tipo de resíduos das ruas de São Carlos

 

Uma ação voltada para o combate ao acúmulo inadequado de resíduos sólidos urbanos. Esse foi o objetivo das atividades do Dia Mundial da Limpeza que aconteceram em São Carlos no último sábado (21/9). Pelo menos 150 pessoas se reuniram para limpar ruas, terrenos e matas. O resultado mais de 100 sacos de 100 litros de resíduos retirados dos locais.

A maior ação aconteceu no bairro Cidade Aracy e contou com a participação de várias secretarias, Grupo Escoteiro de São Carlos 251-SP e as empresas terceirizadas da área de limpeza e zeladoria.

Durante toda a ação, a Prefeitura de São Carlos procurou incentivar a população para o descarte correto de resíduos. “O lixo é parte importante da degradação do meio ambiente. Essa ação e muito importante porque envolve crianças, adultos e mobiliza a população. Quanto menos lixo tiver, mais saúde tem a população”, disse o pesquisador e professor José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O descarte irregular de resíduos traz problemas para a saúde e também para o meio ambiente. Mau cheiro, obstrução das bocas de lobo, atração de mosquitos, proliferação de vetores de doenças, como o Aedes aegypti. “A população precisa ter consciência que todos esses resíduos sólidos podem ser tornar criadouros, temos que evitar a proliferação do mosquito eliminando todos os criadouros. Recipientes plásticos, marmitas, alumínio tudo que pode juntar água é criadouro do mosquito”, alerta Denise Scatolini chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação, da Secretaria de Saúde.

Além da ação efetiva, o Dia Mundial da Limpeza visa conscientizar e orientar a população sobre o descarte de resíduos sólidos. “Essa ação deve ser contínua. As pessoas devem descartar seus resíduos de forma adequada e isso faz bem para todo mundo, tanto para a natureza como para a saúde”, contou Anna Paula Luzia, coordenadora da ação do Dia Mundial da Limpeza em São Carlos e interlocutora do Programa Município Verde Azul.

O prefeito Airton Garcia, acompanhado de secretários, diretores, vereadores e funcionários da Prefeitura, participou da ação e pediu para que as crianças ajudem na limpeza da cidade. “Quero agradecer todos que participaram dessa ação de limpeza, mas principalmente as crianças. Também pedir a elas que levem essa lição para os pais, amigos e vizinhos para que possamos ter uma São Carlos mais limpa e melhor”, disse ele.

Outras ações de limpeza aconteceram na cidade e foram realizadas pelas instituições Bosque Limpo, Associação de Moradores do Bairro Jardim Embaré, Associação de Moradores do Jardim Araucária (AMJA), Collegium Sapiens e Grupo PASC, Associação dos Moradores e Amigos dos Jardins e Yanagi Taiko. O Colégio Interativo participou da ação doando luvas e sacos de lixo.

 

ECOPONTO CIDADE ARACY – Para finalizar a ação do Dia Mundial da Limpeza no bairro Cidade Aracy, a Prefeitura de São Carlos inaugurou um novo ecoponto. “Essa região aqui tem muito resíduo irregular. Agora, as pessoas terão opção para descartar os resíduos. O ecoponto do Cidade Aracy vai funcionar recebendo volumosos, galhos, podas, madeiras e móveis, colchões, armários e resíduos de construção civil”, informou Anabella Correia, da Secretaria de Serviços Públicos.

Os ecopontos são locais para o descarte correto de resíduos. Atualmente quatro ecopontos estão funcionando na cidade (Cidade Aracy, Jardim Ipanema, Jardim Paulistano e Jardim Medeiros) para o recebimento de materiais recicláveis, pequenos volumes de resíduos de construção civil (até 1 m3), móveis velhos, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.

No próximo mês, o ecoponto do São Carlos VIII será reaberto. “Estamos trabalhando na gestão dos resíduos sólidos em São Carlos. A readequação dos ecopontos foi um grande passo. Hoje, os ecopontos são administrados por uma empresa terceirizada e funcionam de forma adequada para o recebimento dos resíduos. Em breve, o São Carlos VIII será reaberto”, disse o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo. 

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados das 8h às 12h.

 

PLANTANDO O FUTURO – Para comemorar o Dia da Árvore, uma ação do CEMEI Profª Maria Alice Vaz de Macedo integrou o Dia Mundial da Limpeza.  Alunos, pais, professores e funcionários fizeram o plantio de mudas de árvores no entorno da pista de Skate do Cidade Aarcy. “A proposta foi conscientizar a comunidade e as crianças da importância de não aderir às queimadas. Aqui no bairro a prática é comum. Sugerimos o plantio como forma de preservar o meio ambiente, de fazer todo o processo de reflorestamento e cuidado com o bairro mesmo”, contou Bianca Neves, pedagoga e professora do CEMEI Profª Maria Alice Vaz De Macedo.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 170