Ranking internacional coloca a UFSCar entre as melhores da América Latina

Universidade ficou em 18º lugar entre 81 instituições de Ensino Superior

Publicado em 22/07/2017 08:12:06

Ranking internacional coloca a UFSCar entre as melhores da América Latina
Qualidade de ensino, pesquisa e transferência de tecnologia são reconhecidos em ranking - DIVULGAÇÃO
 
Times Higher Education (THE), um dos principais rankings internacionais de universidades, colocou a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 18º lugar entre 81 instituições de Ensino Superior da América Latina. A edição do THE com foco da América Latina foi divulgada nesta quarta-feira, 19 de julho; é a segunda vez que a publicação britânica faz esse tipo de levantamento apenas com instituições de ensino e pesquisa latino-americanas.
Como critérios de avaliação são levados em conta a qualidade do ensino e da pesquisa, publicações de artigos científicos, transferência de tecnologia ao setor produtivo, além do perfil internacional das universidades.
Para a formulação do ranking, os organizadores fazem coletas em bancos de dados de referência para aferir, por exemplo, o número de publicações científicas realizadas pelos pesquisadores das instituições. Além disso, solicitam às próprias universidades dados complementares como o número de estudantes de graduação e pós-graduação, número de docentes, nacionalidades presentes na comunidade universitária, orçamento, interação com o setor produtivo, recursos destinados à pesquisa, programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), pós-doutorandos em atividade etc.
Na UFSCar, o levantamento de dados foi realizado pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) em parceria com a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e o apoio de todas as Pró-Reitorias. O resultado alcançado demonstra o bom trabalho que a Universidade do interior do Estado de São Paulo vem realizando no que se refere à formação acadêmica, produção de conhecimento, inovação e internacionalização.
O Brasil figura com 18 instituições entre as 50 mais bem colocadas no ranking. Confira a classificação completa no site do THE, www.timeshighereducation.com.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 160