Dia dos Namorados: Ipem-SP alerta sobre cuidados com presentes

Dia dos Namorados: Ipem-SP alerta sobre cuidados com presentes

Publicado em 30/05/2019 14:45:37

Dia dos Namorados: Ipem-SP alerta sobre cuidados com presentes

Com a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o consumidor precisa ficar atento às compras de presentes para a data, como produtos têxteis e, inclusive, peças íntimas. As alergias são apenas alguns dos problemas ocasionados por produtos inadequados.

Por isso, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, desenvolveu conteúdo específico para alertar sobre os cuidados necessários na compra destes itens.

As informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. Devem conter as informações em português sobre o fabricante ou importador, incluindo CNPJ e o país de origem. Além disso, também é necessário identificar a composição têxtil, o tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação.

Para a composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo). Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês (como nylon, popeline, lycralurex e rayon).

A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto. E podem ser indicadas através de símbolos ou textos e devem seguir a sequência correta de utilização do produto, como lavagem, alvejamento, secagem, passadoria (ferro de passar) e limpeza profissional (lavagem a seco).

O tamanho das peças de vestuário pode ser indicado por numeração ou letras (38, 40, 42; P, M, G). Vale destacar que se os produtos forem embalados hermeticamente e isto dificultar a visualização das informações, a embalagem deve apresentar, pelo menos, a composição têxtil, pais de origem e tamanho, e quando apresentar mais de uma unidade deve ser informado o número de unidades e a impossibilidade de serem vendidos separadamente.

Mais informações podem ser obtidas na publicação especial do Ipem-SP sobre produtos têxteis, acesse https://tinyurl.com/y5svl28z.

Preservativos

Os preservativos devem apresentar na embalagem o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). No ponto de venda podem ser vendidos nas embalagens contendo uma, três, seis ou doze unidades. O consumidor jamais deve comprar o produto com a embalagem danificada ou fora do prazo de validade.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 163