Dia Internacional do Macarrão é comemorado hoje; aprenda a fazer um Spaghetti ao sugo no vídeo!!!

Brasil é o terceiro maior produtor mundial de massas. Supermercados trazem variedades em produtos. Confira uma receita

Publicado em 25/10/2016 13:54:56

Dia Internacional do Macarrão é comemorado hoje; aprenda a fazer um Spaghetti ao sugo no vídeo!!!
As exportações brasileiras no ano passado, correspondentes a 14 milhões de dólares, somaram 11 mil toneladas e tiveram como destinos países como Chile e Paraguai, seguidos de Bolívia e Portugal - DIVULGAÇÃO

Para quem adora macarrão, hoje, terça-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da massa, data criada com o objetivo de difundir o produto e estimular seu consumo, durante o Congresso Mundial do Macarrão de 1995, em Roma, que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. 

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de massas, com 1.3 milhão de toneladas, segundo pesquisa anual da Organização Internacional da Pasta, divulgada em 2012. As exportações brasileiras no ano passado, correspondentes a 14 milhões de dólares, somaram 11 mil toneladas e tiveram como destinos países como Chile e Paraguai, seguidos de Bolívia e Portugal. No caminho inverso, mais de 70% das massas importadas vieram da Itália, 18 de um total de 25 mil toneladas, no valor de 38 milhões de dólares.

Diversidade nos supermercados

Na prateleira dos supermercados, os produtos nacionais viram o espaço dos vizinhos importados aumentar gradualmente nos últimos anos.

Na rede Covabra é possível encontrar uma grande variedade de tipos de massa e marcas. Além disso, outros itens que complementam as receitas como molhos prontos, azeites de diferentes tipos e com sabores, além de inúmeros queijos podem ser encontrados nas 11 lojas da rede. “Inovar na cozinha e receber os amigos ou a família sem perder a praticidade é o que busca cada vez mais o consumidor do mix de produtos diferenciados para o preparo de massas. Os programas de culinária na TV têm ganhado audiência e democratizam a culinária mais sofisticada, com receitas que qualquer um pode fazer” afirma Adilson dos Santos, diretor comercial do Covabra, para quem a massa é escolha certeira entre “chefs principiantes” pelo preparo descomplicado. “Mesmo os ‘avançados’ não a dispensam, pois agrada a todos”.

Para celebrar o Dia da Massa também é possível encontrar no Covabra bebidas para harmonizar com as receitas. O supermercado dispõe de adegas climatizadas em seis lojas (Campinas, Capivari, Limeira, Itatiba, Pirassununga) e ajuda de profissionais especializados. As garrafas de vinho ficam na posição horizontal, sem vibrações e com temperatura controlada.

Mais sobre o consumo

Em comemoração à data, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima) divulgou um estudo sobre os formatos mais consumidos no Brasil. Dentre os quarenta formatos comercializados no país, o espaguete se destaca como o mais querido, com 57% da preferência. O estudo faz parte de uma ampla pesquisa realizada sobre o comportamento de compra de mais de oito mil lares em todo o País.

"Enquanto no Brasil produzimos macarrão em cerca de 40 formatos diferentes, na Itália são mais de 600. Tais números deixam claro que ainda temos muito potencial de consumo", afirma o presidente da Abima, Claudio Zanão.

Segundo a pesquisa, 99,6% dos brasileiros consomem algum tipo de massa. As massas secas ou tradicionais (nas quais está incluído o espaguete) estão presentes em 98,7% dos lares brasileiros, enquanto as instantâneas atingem 90,9% e as frescas, 29,9%. Esses dois últimos tipos cresceram 46% e 84%, respectivamente, nos últimos cinco anos, o que mostra uma tendência geral de procura por sofisticação e praticidade. As casas com crianças concentram o maior consumo de macarrão instantâneo (62%). "A facilidade e rapidez de preparo do macarrão instantâneo atrai crianças e pessoas que moram sozinhas. Já a massa fresca, por ser recheada e ter maior valor agregado, é um prato mais sofisticado que passou a ser mais acessível com o aumento do poder aquisitivo", afirma Zanão. 

Origem e nutrição

Apesar de a Itália ser famosa pela produção e consumo do prato, sua origem é atribuída aos árabes e chineses; descobertas arqueológicas indicam que o alimento pode remontar a mais de quatro mil anos de história. As massas podem ser secas – industrializadas de prazo de validade mais extenso -, frescas e recheadas, em geral mantidas sob refrigeração devem ser consumidas rapidamente. Os diferentes cortes servem para adequar conforme os molhos mais líquidos ou densos. As variações no formato e recheio são tantas, que os italianos dizem que têm tantos pratos de pasta quanto o número de dias do ano.

Além da versatilidade que permite inúmeras combinações de ingredientes, o macarrão contém benefícios nutricionais comprovados. É carboidrato (fonte de energia) considerado com baixo nível glicêmico, em especial quando feito a partir do grão de trigo integral. Ao demorar mais para ser digerido do que o pão e o arroz branco, produz sensação de saciedade por mais tempo. Ainda está relacionado à serotonina, que induz calma e bem estar, e ao bom desempenho cognitivo, melhorando a atenção e a memória.

Salada de macarrão

Confira uma receita  de Salada de macarrão com antepasto de funghi sechi e berinjela:

Ingredientes

500 gramas de massa curta, tipo grano duro cozida al dente em água temperada com 2 sachês de caldo de legumes em pó
Antepasto de funghi sechi
800 gramas de berinjelas cortadas em palitos
4 dentes de alho picados em filetes finos
1 cebola grande cortada em pétalas finas
2 talos grandes de salsão cortados a gosto
50 gramas de funghi sechi cortado em tiras e hidratado
400 gramas de cogumelos shitaque fresco cortado em fatias finas
100 gramas de uva passa preta hidratada em água quente
1 colher das de sopa de gengibre fresco ralado
1 colher das de chá de pimenta vermelha bem picada
1 colher das de sobremesa rasa de sal ou a gosto
60 ml de vinagre balsâmico
100 ml de azeite

Finalização
100 gramas de nozes ou castanhas
100 gramas de queijo parmesão em lascas (opcional)
Ervas frescas a gosto (salsa, hortelã, manjericão)
50 ml de azeite para regar ou a gosto

Modo de preparo
Deixe as berinjelas em uma solução de água com sal por 30 minutos. Em seguida, escorra as berinjelas, lave-as e esprema bem para sair todo o líquido, deixando bem seca. Em uma tigela grande misture bem até que os ingredientes estejam envolvidos. Coloque em uma assadeira rasa, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel, misture delicadamente e deixe assar até que o antepasto esteja seco. Finalize acrescentando a massa cozida al dente, as nozes, o queijo, as ervas frescas e o azeite. Sirva quente ou fria.

Dica:
Acrescente molho branco à receita, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Rendimento: 10 porções
Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparo: 1 hora

Vídeo

Fotos

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 172