Apesar de Rippa se dizer "prestigiado" por Governo Dória, Porto Ferreira agora perde o Projeto Guri

Depois de desativar PA, Escola Sud Mennucci, UBSs, Telessalas e Segundo Tempo, Rippa perde serviços do INSS e Guri

Publicado em 30/03/2019 09:19:15

Apesar de Rippa se dizer
Projeto Guri é o maior programa social do Brasil - divulgação

Embora o prefeito Rômulo Rippa, de Porto Ferreira, se diga "prestigiado" pelo governador João Dória e seus secretários, o município acaba de amargar mais um revéz: a desativação do Projeto Guri. 

Os funcionários do polo do Projeto Guri em Porto Ferreira e Pirassununga entraram em aviso prévio nesta sexta-feira (29). O motivo é o possível encerramento do programa após a Secretaria da Cultura do Estado não ter dado garantias de pagamento dos recursos necessários para que o projeto continue funcionando.  Decisão vai prejudicar milhares de crianças de 8 a 18 anos em mais de 150 cidades que contavam com o Projeto Guri e irão fechar as suas portas.

A informação foi confirmada pela regional do Projeto na cidade de São Carlos que salientou que possivelmente a prefeitura ainda não foi comunicada oficialmente, mas deverá receber a notificação na próxima segunda-feira (1). Na regional de São Carlos várias cidades estão sendo afetadas entre elas Porto Ferreira e Pirassununga.

Nas redes sociais o vereador Vitor Naressi (MDB), de Pirassununga, se posicionou contra o fechamento do Polo do Projeto Guri em Pirassununga dizendo que isto é um erro grave do Governador Doria. “Não podemos aceitar de forma alguma o encerramento de um trabalho tão bonito que já mudou a vida de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos através da música que e que a decisão pode colocar milhares de crianças que frequentam os polos na rua”, comentou em seu Facebook.

Sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri é considerado o maior projeto sociocultural brasileiro, oferecendo no contra turno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, tecnologia em música, além de vários tipos de instrumentos musicais.

Os cursos são para crianças em idade entre 6 e 18 anos e nos 335 polos de trabalho em todo o interior e litoral do Estado de São Paulo, em cerca de 22 anos de existência, já foram atendidos no total, mais de 650 mil jovens e a missão é a formação com excelência, a formação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Posicionamento do Governo - Segue a nota na íntegra do Governo do Estado de São Paulo:

O impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado.

Comentários

Últimas notícias

Página 1 de 160